Rafting: Tudo que você precisa saber é Afirmação amplo.
A principio precisamos entender que o rafting um esporte belo e emocionante dentro do segmento do lazer. A sensação de estar envolvido por um dos elementos mais poderosos da natureza e vencendo as corredeiras dentro de um bote inflável como integrante de uma equipe, faz desta atividade uma das mais procuradas do turismo de aventura, no país e no mundo (CBCA, 2016).
O que é Rafting?
O Rafting consiste na descida de rios em botes infláveis, onde os integrantes da embarcação remam sob o comando de um instrutor, responsável pela orientação do grupo durante o percurso. Sua prática implica conceitos muito importantes no relacionamento entre as pessoas, como solidariedade, união, liderança, trabalho em equipe e percepção sensorial (CBCA, 2016).
Onde Surgiu o Rafting?
O Rafting derivou da canoagem, ele foi descoberto em 1869, quando John Wesley Power, organizou a primeira expedição no rio Colorado, EUA, em barcos a remo. A dificuldade de navegar por um rio de águas brancas (corredeiras) em barcos de madeira foi o que diferenciou o Rafting da canoagem, pois a embarcação foi evoluindo para botes de borracha que não quebravam nas pedras, Finalmente em 1909, foi realizada a primeira viagem de Rafting comercial. Em1908, surgiu o bote self bailer (que contém um sistema para que a água saia pelo fundo do bote mantendo a flutuação) que aliado a novos materiais deu impulso ao esporte (Pereira, 2010).
No Brasil, a história do Rafting é bem mais recente, os primeiros botes para corredeiras chegaram em 1982, quando foi criada a TY-Y Expedições, primeira empresa de Rafting do Brasil, fundada por Carlos Roberto Soares da Silva. No início, operava no rio Paraíba do Sul, transferindo depois a operação para o Paraibuna, ambos em Três Rios.
Quais os benefícios.
Praticar o Rafting traz muito benefícios, pois é um esporte contemporâneo que pode ser praticado por quase todo tipo de pessoa, pois estimula a grande maioria dos componentes da motricidade global e atua na musculatura proprioceptiva e coordenação motora, fortalece ligamentos, além de trazer consigo conceitos essenciais como consciência ecológica, sustentabilidade, esporte como fator agregador e superação de desafios.
Os benefícios são físicos, metais e sociais:
Benefícios Físicos:
Desenvolve os reflexos, aumentando a velocidade de reação corporal;
Trabalha a musculatura proprioceptiva e a coordenação motora;
Melhora no sistema neuromotor, aumentando a coordenação motora, a respiração e sistema imunológico;
Melhora o funcionamento do sistema cardiovascula
Diminui a resistência à ação da insulina, resultando num melhor controle dos níveis de glicose no sangue (diabetes);
Maior liberação de substâncias que melhoram o funcionamento do Sistema Nervoso Central.
Benefícios Mentais:
O Rafting por ser praticado em meio a natureza, trabalha aspetos mentais diretamente relacionados com sensação de bem estar.
Superação e autoconhecimento: O autoconhecimento ajuda na superação de medos e traumas, fazendo com que os desafios encontrados pelo caminho sejam superados, não só nos treinos, mas na vida como um todo.
Controle do medo:Está relacionado em entender até que ponto essa emoção é uma forma de proteção ou um bloqueio.
Disciplina:Leva o praticante a entender que seu treinamento gera um maior conhecimento de si mesmo e suas limitações, ampliando assim suas possibilidades.
Benefícios Sociais:
Traz conceitos essenciais para a vida nos dias atuais, tais como: amizade, solidariedade, consciência ecológica, esporte como fator agregador, superação de desafios, entre outros.
Trabalhar desinibição.
Sensação de bem-estar.
Redução da ansiedade e depressão.
Rafting é Seguro?
Quando abordamos o tema segurança, a pergunta: Rafting: Tudo que você precisa saber volta e pensamos primeiramente nos riscos, mas iniciaremos falando sobre de como é seguro, extremamente prazeroso e vantajoso praticar o Rafting.
Hoje em dia os praticantes de atividades e esportes de aventura, veem esse esporte sendo muito seguro, a idéia de manobras “radicais” e sem qualquer preparação por parte da empresa contratada não existe mais, pois todos sem exceção procuram ter o contato com a natureza e total respaldo e auxílio pela empresa contratada para garantir uma experiência muito boa e segura.
No Brasil é obrigatório que as empresas de turismo de aventura tenham instalado o Sistema SGS -Sistema de Gestão da Segurança, resumidamente, é um sistema que garante aos praticantes realizar a atividade com total segurança, tornando muito pequeno e quase nulo o risco de acidentes e incidentes.
Além dos praticantes, as empresas que tem o sistema SGS implementado, também são beneficiadas e ultrapassam um patamar de maior excelência e crescimento no mercado.
Ao implementar o SGS, a empresa consegue prestar um serviço com maior qualidade, fazendo assim com que as empresas que não se adequem, não entraram na decisão final do cliente, portanto o próprio mercado acabará as selecionando. Isso garante um padrão de qualidade ao cliente e aos que atuam nesta área, tornam-se profissionais com maior qualificação e conhecimento.
A Eko Natural -Rafting & Cia se orgulha de ter o sistema implementado em suas atividades.
Quem pode praticar ?
Como já mencionado anteriormente, o Rafting é um esporte com poucas restrições, podendo ser praticado por quase todo tipo de pessoa.
Para praticar o Rafting primeiramente o praticante tem que estar bem, ou seja, estar hidratado, alimentado (nutrido), não ser cardíaco ou gestante, estar fisicamente sem dores ou limitação que o impeçam de realizar o passeio, gostar de contato com a natureza e fazer atividades em grupos, (outras pessoas) que podem ser: amigos, família ou outras pessoas que você ira conhecer, não ter ingerido bebidas alcoólicas e não ter feito uso de drogas.
Crianças podem fazer Rafting?
O Rafting para Crianças é uma atividade pensada e elaborada com o objetivo de viabilizar sua prática por crianças menores, junto às suas famílias.
Sempre visando à segurança como prioridade absoluta, a condução dos botes é executada por instrutores preparados e experientes nesta prática, além da exigência do uso de equipamentos tais como colete salva-vidas, capacete e tênis.
Ao longo do trecho, são realizadas algumas paradas para um banho e brincadeiras na água para que os pequenos aventureiros tenham um contato maior com a natureza.
Uma deliciosa atividade para famílias que tem filhos pequenos e não abrem mão de aventura, valorizando sempre o contato com a natureza.
O que é necessário levar para praticar o Rafting?
Para praticar o Rafting alguns itens são obrigatórios. Deixamos algumas dicas e listamos alguns objetos que podem ser levados para o passeio:
Que roupas usar?
Homens:
– Sunga como roupa íntima;
– Camiseta manga curta ou longa;
– Bermuda ou calça de tactel;
Mulheres:
– Maiô ou biquíni como roupa íntima;
– Blusinha ou camiseta manga curta ou longa;
– Aconselhamos vestir roupas confortáveis que possam possibilitar maior amplitude dos movimentos e que ao molhar não se torne pesada (tecidos leves);
-Não usar roupas jeans;
Geral (Homens e Mulheres):
– Protetor solar e repelente;
– Lentes de contato são indicadas, para não perde-las pode-se usar um óculos de natação, (caso prefira os óculos, leve uma cordinha para segurá-los);
– Uso obrigatório de tênis
-Toalha e peças de roupa secas;
– Água para se hidratar;
-Lanche ou frutas;
Você já praticou o esporte Rafting alguma vez ou tem vontade de viver essa aventura? Conte a sua experiência ou suas expectativas nos comentários e aproveite para tirar qualquer dúvida!